22 outubro 2007

1 9 7 4 - 1975 - 1976



1974


22 de Fevereiro
Publicação do livro Portugal e o Futuro do General António de Spínola, em que este defende que a solução para a guerra colonial deverá ser política e não militar.



5 de Março
Nova reunião da Comissão Coordenadora do MFA. É lido e decidido pôr a circular no seio do Movimento dos Capitães o primeiro documento do Movimento contra o regime e a Guerra Colonial: intitulava-se "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação" e foi elaborado por Melo Antunes



14 de Março
O Governo demite os Generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Chefe e Vice-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, alegando falta de comparência na cerimónia de solidariedade com o regime, levada a cabo pelos três ramos das Forças Armadas. Essa cerimónia de solidariedade será ironicamente baptizada nos meios ligados à oposição ao regime como "Brigada do Reumático" nome pelo qual ainda hoje é muitas vezes referenciada. A demissão dos dois generais virá a ser determinante na aceleração das operações militares contra o regime.


16 de Março
Tentativa de golpe militar contra o regime. Só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha marcha sobre Lisboa. O golpe falhou. São presos cerca de 200 militares.



24 de Março
Última reunião clandestina da Comissão Coordenadora do MFA, na qual foi decidido o derrube do regime e o golpe militar.



23 de Abril
Otelo Saraiva de Carvalho entrega, a capitães mensageiros, sobrescritos fechados contendo as instruções para as acções a desencadear na noite de 24 para 25 e um exemplar do jornal a Época, como identificação, destinada às unidades participantes.



24 de Abril
O jornal República, em breve notícia, chama a atenção dos seus leitores para a emissão do programa Limite dessa noite, na Rádio Renascença .



24 de Abril - 22:00 horas
Otelo Saraiva de Carvalho e outros cinco oficiais ligados ao MFA já estão no Regimento de Engenharia 1 na Pontinha onde, desde a véspera, fora clandestinamente preparado o Posto de Comando do Movimento. Será ele a comandar as operações militares contra o regime.


24 de Abril - 22:55 horas
A transmissão da canção " E depois do Adeus ", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o ínicio das operações militares contra o regime.



25 de Abril - 00:20 horas
A transmissão da canção " Grândola Vila Morena " de José Afonso, no programa Limite da Rádio Renancença, é a senha escolhida pelo MFA, como sinal confirmativo de que as operações militares estão em marcha e são irreversíveis.



25 de Abril - Das 00:30 às 16:00 horas
Ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais ( RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi).

Primeiro Comunicado do MFA difundido pelo Rádio Clube Português

Forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém estacionam no Terreiro do Paço.

As forças paramilitares leais ao regime começam a render-se: a Legião Portuguesa é a primeira.

Desde a primeira hora o povo vem para a rua para expressar a sua alegria.

Início do cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete.



25 de Abril - 16:30 horas
Expirado o prazo inicial para a rendição anunciado por megafone pelo Capitão Salgueiro Maia, e após algumas diligências feitas por mediadores civis, Marcelo Caetano faz saber que está disposto a render-se e pede a comparência no Quartel do Carmo de um oficial do MFA de patente não inferior a coronel.



25 de Abril - 17:45 horas
Spínola, mandatado pelo MFA entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo.

O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca.



25 de Abril - 19:30 horas
Rendição de Marcelo Caetano. A chaimite BULA entra no Quartel para retirar o ex-presidente do Conselho e os ministros que o acompanhavam, levando-os, à guarda do MFA para o Posto de Comando do Movimento no Quartel da Pontinha.



25 de Abril - 20:00 horas
Disparos de elementos da PIDE/DGS sobre manifestantes que começavam a afluir à sede daquela polícia na Rua António Maria Cardoso, fazem quatro mortos e 45 feridos.



26 de Abril
A PIDE/DGS rende-se após conversa telefónica entre o General Spínola e Silva Pais director daquela corporação.

Apresentação da Junta de Salvação Nacional ao país, perante as câmaras da RTP.

Por ordem do MFA, Marcelo Caetano, Américo Tomás, César Moreira Baptista e outros elementos afectos ao antigo regime, são enviados para a Madeira.

O General Spínola é designado Presidente da República.

Libertação dos presos políticos de Caxias e Peniche.



27 de Abril
Apresentação do Programa do Movimento das Forças Armadas.



29 a 30 de Abril
Regresso dos líderes do Partido Socialista (Mário Soares) e do Partido Comunista Português (Álvaro Cunhal).



1 de Maio
Manifestação do 1º de Maio, em Lisboa, congrega cerca de 500.000 pessoas. Outras grandes manifestações decorreram nas principais cidades do país.



4 de Maio
O MRPP organiza a primeira manifestação de boicote ao embarque de soldados para as colónias. A Junta de Salvação Nacional previra a necessidade de envio de alguns batalhões de militares para substituirem a tropa portuguesa ainda em território africano e cujo período de mobilização já terminara. Pensava-se também que seria importante manter as Forças Armadas Portuguesas em África até final das negociações com os Movimentos de Libertação Africanos, com vista à independência dos territórios.



16 de Maio
Tomada de posse do Iº Governo Provisório, presidido por Adelino da Palma Carlos.

Do I Governo fazem parte, entre outros, Mário Soares, Álvaro Cunhal e Sá Carneiro.



20 de Maio
Américo Tomás e Marcelo Caetano, com o conhecimento da JSN mas não do Governo, partem para o exílio no Brasil.



25 de Maio
Início das conversações com o PAIGC.



26 de Maio
É fixado o primeiro Salário Mínimo Nacional em 3300$00.



Maio / Junho
Grandes conflitos laborais e lutas de trabalhadores começam a surgir em algumas das grandes empresas portuguesas LISNAVE, TIMEX, CTT.

Inicia-se um grande movimento popular de ocupações de casas desabitadas que vai prolongar-se por vários meses. A Junta de Salvação Nacional legaliza, em 19 de Maio, as ocupações verificadas e proíbe novas ocupações.



6 de Junho
Conversações preliminares com a FRELIMO, em Lusaka, com vista à independência de Moçambique.



8 de Julho
É criado o COPCON, chefiado por Otelo Saraiva de Carvalho



9 de Julho
O Primeiro Ministro Palma Carlos pede a demissão do cargo por alegadamente não ter condicões políticas para governar numa clara alusão ao peso da influência do MFA. Com ele solidarizam-se alguns ministros do seu Gabinete entre eles Francisco Sá Carneiro



12 de Julho
Vasco Gonçalves é indigitado por Spínola para o cargo de Primeiro Ministro.



18 de Julho
Tomada de posse do IIº Governo Provisório, presidido por um homem do MFA, o General Vasco Gonçalves.



27 de Julho
Spínola reconhece o direito à independência das colónias africanas.



Julho / Agosto
Greves da MABOR, TAP, SOGANTAL e JORNAL DO COMÉRCIO.



8 de Agosto
Motim de ex-agentes da PIDE/DGS presos na Penitenciária de Lisboa.



28 de Agosto
Promulgação da Lei da Greve.



31 de Agosto
Por despacho conjunto do Ministério da Admnistração Interna e do Ministério do Equipamento Social é criado o SAAL vocacionado para intervir na área da habitação social. No processo SAAL colaboraram então alguns dos arquitectos portugueses hoje internacionalmente reconhecidos, como Siza Vieira e Alves Costa. Ficaram célebres as áreas de intervenção do Barredo no Porto, as de Setúbal e de Évora.



6 de Setembro
Acordos de Lusaka entre a FRELIMO e o Governo Português.



7 de Setembro
Tentativa de tomada de poder pelas forças neo-colonialistas em Lourenço Marques.



9 de Setembro
O Governo Português reconhece a Guiné-Bissau como país independente.



10 de Setembro
Apelo de Spínola à chamada Maioria Silenciosa, numa tentativa de procurar o apoio dos sectores mais conservadores da sociedade portuguesa. Em resposta a este apelo surgem na imprensa, dias mais tarde, notícias que anunciam para dia 28 uma manifestação de apoio a Spínola.



26 de Setembro
António de Spínola e Vasco Gonçalves assistem a uma corrida de toiros no Campo Pequeno. Vasco Gonçalves é apupado por manifestantes conotados com a Maioria Silenciosa.



28 de Setembro
Em resposta à anunciada manifestação da Maioria Silenciosa são organizadas barricadas populares junto às saídas de Lisboa e um pouco por todo o país. No final dessa noite, os militares substituem os civis nas barricadas. Mais de uma centena de pessoas, entre figuras gratas ao regime deposto, quadros da Legião Portuguesa e participantes activos da manifestação abortada da Maioria Silenciosa, são detidas por Forças Militares.



30 de Setembro
Apresentação da demissão do Presidente da República General António de Spínola e nomeação do General Costa Gomes.

Tomada de Posse do III Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.



6 de Outubro
"Um dia de trabalho para a Nação" proposto pelo Primeiro Ministro. Um domingo é transformado em dia útil de trabalho oferecido gratuitamente pelos trabalhadores ao país. A adesão é significativa e o resultado financeiro desta campanha será dias mais tarde estimado pelas entidades oficiais competentes em cerca de 13000 contos.



27 de Outubro
O Governo anuncia as Campanhas de Dinamização Cultural, empreendidas pela 5ª Divisão do EMGFA com o objectivo de "cumprir integralmente o programa do MFA e colocar as Forças Armadas ao serviço de um projecto de desenvolvimento do Povo Português".



11 de Novembro
O Ministério da Educação e Cultura institui o Serviço Cívico Estudantil, ano vestibular antes da entrada definitiva no ensino superior e que mobilizou milhares estudantes para brigadas de alfabetização e de educação sanitária junto das populações.



7 de Dezembro
Por decisão do Governo é decidido o pagamento do 13º mês aos pensionistas do Estado.



9 de Dezembro
Tem início o recenceamento eleitoral com vista à realização das primeiras eleições em liberdade.



13 de Dezembro
Os Estados Unidos concedem ao governo português um importante empréstimo financeiro no âmbito de um Plano de Ajuda Económica a Portugal.





1975



15 de Janeiro
Acordos de Alvor entre o Governo Português e os Movimentos de Libertação Angolanos. Fixa-se a data da independência: 11/11/75.



28 de Janeiro
Militantes de vários grupos de esquerda cercam o Palácio de Cristal no Porto, local onde decorre o Congresso do CDS. O MFA proíbe todas as manifestações durante o período em que se desenvolverão as manobras da NATO em Lisboa. O desembarque previsto para o dia 31 não chega a realizar-se.



2 de Fevereiro
Trabalhadores rurais ocupam terras abandonadas na herdade do Picote, em Montemor-o-Novo. Início da Reforma Agrária.



7 de Fevereiro
Grande manifestação operária em Lisboa contra o desemprego e contra a NATO.



21 de Fevereiro
Apresentação doPrograma Económico de Transição, elaborado por uma equipa chefiada pelo Major Ernesto Melo Antunes, com vista à recuperação económica do país.




22 de Fevereiro
O MFA reforça os seus poderes políticos chamando a si um direito de veto relativo a decisões políticas fundamentais.



7 e 8 de Março
Confrontações em Setúbal entre grupos políticos. A intervenção policial provoca dois mortos e obriga à intervenção do COPCON.



11 de Março
Divisões profundas entre oficiais do MFA. A ala spinolista é levada a tentar um golpe de estado. Insurreição na Base Aérea de Tancos e ataque aéreo ao Quartel do RAL1 . Fuga para Espanha do General Spínola e outros oficiais. Reforço da capacidade de intervenção do COPCON chefiado por Otelo Saraiva de Carvalho.



12 de Março
São extintos a Junta de Salvação Nacional e o Conselho de Estado e em sua substituição é criado o Conselho da Revolução. O Governo dá início à execução de um grande plano de nacionalizações (Banca, Seguros, Transportes etc...).



26 de Março
Tomada de Posse do IV Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.



11 de Abril
Plataforma de acordo MFA/Partidos assinada por CDS, FSP, MDP, PCP,PPD, PS. O acordo visava o reconhecimento, por parte dos partidos, da necessidade de se manter a influência do MFA na vida política do país por um período de transição de três a cinco anos o qual terminaria por intermédio de uma revisão constitucional.



25 de Abril
Eleições para a Assembleia Constituinte com uma taxa de participação de 91,7%. Resultados dos Partidos com representação parlamentar: PS 37,9%; PPD 26,4%; PCP 12,5%; CDS 7,6%; MDP 4,1%; UDP 0,7%.



19 de Maio
Início do chamado Caso República . Raul Rêgo é afastado da direcção do jornal pelos trabalhadores, acusado de ter tornado o República no órgão oficioso do Partido Socialista.



25 de Maio
Ocupação pelos trabalhadores das instalações da Rádio Renascença, propriedade do Episcopado.



6 de Junho
Em Ponta Delgada realiza-se a primeira manifestação pública da Frente de Libertação dos Açores (FLA). Este movimento sem grande expressão e peso político reivindicava a autodeterminação dos Açores.



25 de Junho
Independência de Moçambique.



Julho
Reagindo ao curso dos acontecimentos e à situação criada no jornal República o Partido Socialista desencadeia manifestações de massas - a maior das quais foi a da Fonte Luminosa, abandonando o Governo em 16 de Julho. O Partido Popular Democrático segue-lhe o exemplo. Iniciam-se as diligências para a formação de novo Governo.



5 de Julho
Independência de Cabo-Verde.



8 de Julho
MFA divulga o Documento "Aliança POVO/MFA. Para a construção da sociedade socialista em Portugal."



12 de Julho
Independência de S. Tomé e Príncipe.



13 de Julho
Assalto à sede do PCP em Rio Maior. Têm aqui início uma série de acções violentas contra as sedes de partidos e organizações políticas de esquerda, registadas por todo o país mas com maior intensidade no Norte e Centro. Esta onda de violência conotada com as forças conservadoras ficou conhecida por Verão Quente.



27 de Julho
Fuga de 88 agentes da ex-PIDE/DGS da prisão de Alcoentre.



30 de Julho
É criado no Conselho da Revolução o Triunvirato que passa a orientá-lo. Constituem-no Vasco Gonçalves, Costa Gomes e Otelo.



7 de Agosto
É divulgado o Documento Melo Antunes, apoiado pelo Grupo dos Nove, um grupo de militares que representava a facção moderada do MFA, e que se opõem às teses políticas do Documento Guia Povo/MFA apresentado em 8 de Julho.



8 de Agosto
Tomada de posse do V Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.



10 de Agosto
Melo Antunes e apoiantes são afastados do Conselho da Revolução.



12 de Agosto
Aparecimento do "Documento do COPCON", em contraposição ao "Documento dos Nove", e reforçando a ideia de ser atribuído um papel político relevante às Assembleias Populares (democracia de base).



30 de Agosto
Vasco Gonçalves é demitido do cargo de Primeiro Ministro. Iniciam-se as negociações para a formação do VI Governo Provisório, PS/PPD/PC.



10 de Setembro
Desvio de 1000 espingardas automáticas G3 do DGM 6 em Beirolas.



11 de Setembro
Manifestação dos SUV no Porto, numa tentativa de criar no seio das Forças Armadas uma zona de influência adepta do Poder Popular de Base como advogavam alguns partidos da chamada esquerda revolucionária.



19 de Setembro
Tomada de posse do VI Governo Provisório, chefiado por Pinheiro de Azevedo.



21 e 22 de Setembro
Agudiza-se a luta política nas ruas: manifestação dos Deficientes das Forças Armadas com ocupação de portagens de acesso a Lisboa e tentativa de sequestro do Governo. Prosseguem as nacionalizações: SETENAVE e Estaleiros de Viana do Castelo.



25 de Setembro
Nova manifestação dos SUV em Lisboa. Na intenção de retirar poderes ao COPCON o Governo cria o AMI - Agrupamento Militar de Intervenção.



26 de Setembro
O Governo decide retirar ao COPCON "os poderes de intervenção para restabelecimento da ordem pública".



27 de Setembro
Manifestantes de partidos de esquerda assaltam e destroem as instalações da Embaixada de Espanha como medida de protesto contra a execução pelo garrote de cinco nacionalistas bascos, decidida pelo governo ditatorial do Generalíssimo Franco.



15 de Outubro
O Governo manda selar as instalações da Rádio Renascença, ocupada desde Maio pelos trabalhadores. Mas a ocupação mantém-se.



7 de Novembro
Por ordem do Governo, o recém criado AMI, faz explodir os emissores da Rádio Renascença.
Confrontos violentos na região de Rio Maior entre representantes das UCP's e Cooperativas Agrícolas da Zona de Intervenção da Reforma Agrária (ligadas ao sector do trabalhadores rurais) e representantes da CAP - Confederação de Agricultores Portugueses, instituição ligada aos interesses dos proprietários agrícolas.



11 de Novembro
Independência de Angola.



12 de Novembro
Manifestação de trabalhadores da construção civil cerca o Palácio de S.Bento sequestrando os deputados.



15 de Novembro
Juramento de bandeira no RALIS - os soldados quebram as normas militares que regulamentam os juramentos de bandeira e fazem-no de punho fechado.



20 de Novembro
O Conselho da Revolução decide substituir Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço no comando da Região Militar de Lisboa.
O Governo anuncia a suspensão das suas actividades alegando "falta de condições de segurança para exercício do governo do país".



Manhã de 25 de Novembro
Na sequência de uma decisão do General Morais da Silva, CEMFA, que dias antes tinha mandado passar à disponibilidade cerca de 1000 camaradas de armas de Tancos, paraquedistas da Base Escola de Tancos ocupam o Comando da Região Aérea de Monsanto e seis bases aéreas. Detêm o general Pinho Freire e exigem a demissão de Morais da Silva. Este acto é considerado pelos militares ligados ao Grupo dos Nove como o indício de que poderia estar em preparação um golpe de estado vindo de sectores mais radicais, da esquerda. Esses militares apoiados pelos partidos políticos moderados PS e PPD, depois do Presidente da República, General Francisco da Costa Gomes ter obtido por parte do PCP a confirmação de que não convocaria os seus militantes e apoiantes para qualquer acção de rua, decidem então intervir militarmente para controlar inequivocamente o destino político do país. Assim:



Tarde de 25 de Novembro
Elementos do Regimento de Comandos da Amadora cercam o Comando da Região Aérea de Monsanto.



Noite de 25 de Novembro
O Presidente da República decreta o Estado de Sítio na Região de Lisboa. Militares afectos ao governo, da linha do Grupo dos Nove, controlam a situação.
Prisão dos militares revoltosos que tinham ocupado a Base de Monsanto.



26 de Novembro
Comandos da Amadora atacam o Regimento da Polícia Militar, unidade militar tida como próxima das forças políticas de esquerda revolucionária. Após a rendição da PM, há vítimas mortais de ambos os lados.
Prisões dos militares revoltosos.



27 de Novembro
Os Generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho são destituídos, respectivamente, dos cargos de Chefe de Estado Maior do Exército e de Comandante do COPCON.
O General António Ramalho Eanes é o novo Chefe de Estado Maior do Exército.
Por decisão do Conselho de Ministros a Rádio Renascença é devolvida à Igreja Católica.



28 de Novembro
O VI Governo Provisório retoma funções. O Conselho de Ministros promete o direito de reserva aos donos de terras expropriadas.



7 de Dezembro
A Indonésia invade e ocupa o território de Timor.






1976




1 de Janeiro
A PSP intervém, junto à prisão de Custóias, para dispersar a manifestação de solidariedade com os militares presos após o 25 de Novembro de que resultam três mortos e seis feridos.



3 de Janeiro
A imprensa francesa denuncia que no seguimento da invasão de Timor pela Indonésia já teriam morrido cerca de 60000 timorenses.



19 de Janeiro
Prisão de Otelo Saraiva de Carvalho após a divulgação do Relatório Preliminar dos acontecimentos de 25 de Novembro. Alegadamente Otelo estaria implicado no possível golpe militar de esquerda. Será libertado a 3 de Março sem que as acusações se confirmassem.



22 de Janeiro
O jornal República é devolvido à anterior direcção.



23 de Janeiro
Lock-out na Fábrica Timex.




26 de Janeiro
Revisão do Pacto MFA/Partidos. Assinam o CDS o MDP/CDE, o PPD e o PS.



29 de Janeiro
Operários da Timex entram de novo em greve.



Ainda em Janeiro
Tem início uma série de atentados bombistas reivindicados pela extrema direita portuguesa, ELP e MDLP que se prolongará por vários meses e cujos alvos são instituições e personalidades ligados a sectores da esquerda. O julgamento dessas acções ainda hoje decorre sendo conhecido como Caso da Rede Bombista.



20 de Fevereiro
Grande manifestação popular em Lisboa pela libertação dos militares presos em consequência dos acontecimentos de 25 de Novembro.



2 de Abril
Aprovação pela Assembleia Constituinte da Constituição da República de 1976.



25 de Abril
Eleições legislativas. Resultados dos Partidos com representação parlamentar: PS 35%; PPD 24%; CDS 15,9%; PCP 14,6%; UDP 1,7%.



27 de Junho
Eleições presidenciais. António Ramalho Eanes é o primeiro Presidente da República constitucionalmente eleito com 61,5% dos votos. Resultados dos outros candidatos mais votados: Otelo Saraiva de Carvalho 16,5%; Pinheiro de Azevedo 14,4%; Octávio Pato 7,5%.



23 de Setembro
Tomada de Posse do I Governo Constitucional, chefiado por Mário Soares.


(Elementos recolhidos no Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra)

21 comentários:

Helena Velho disse...

Fico feliz por ver que ainda há muita gente interessada em preservar o espírito( mesmo que seja só o histórico já é uma mais-valia!) do 25 de Abril de 1974( eu era pequenina mas Vivia Cá!!)

Abraço

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Gostei de ler...

BEijo para ti

Anónimo disse...

Teresa Maurício- posso saber pouco sobre a história, mas de algo me lembro com bastante orgulho.Foi dos meus pais me contarem do juramento de bandeira revolucionário,que se passou no dia 21 de Novembro de 1975 e não no dia 15 como aqui se encontra relatado.
Foi um dia muito importante para a vada dos meus pais e para o bairro que se encontra inserido o quartel do Ralis(antigo Ral-1).
espero que não leve a mal a minha chamada de atenção e obrigado.

Anónimo disse...

Hello,
We are representing Hair Loss news. We manage a lot of websites, and we found your website trought the net. We are pondering if you'd like to exchange links with us. Actualy we are on the lookout for links to our internet sites, if you're interested please visit our site, on the right menu you will find the directory link, there you can submit your internet site and exchange links with us...
Our webpages are excellent ranked, and they'll be better in the subsequent days...
Thank you, and I am sorry if i put the data in a wrong place, that because I couldn't find the contact link..
Best regards
Keepingmyhair Staff.
[url=http://www.keepingmyhair.com/hair-cloning-a-resume]Hair loss news[/url]

Anónimo disse...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
ascenaingib

Anónimo disse...

megan fox naked pics, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox on set[/url] megan fox superman nip
kim kardashian oral sex on ray j free videos clips, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardasian ray j[/url] kim kardashian naked tape
taylor swift def leppard, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift love story mp3[/url] lagu taylor swift
hannah montana gams, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montana pics[/url] buying hannah montana with didj gift pack
harry potter and the deathly hallows quiz, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter ginny[/url] harry potter swine flu
tom cruise in the legend, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]cruises to cancun mexico[/url] cruise to nowhere vancouver
justin biebers phone number, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]information about justin bieber[/url] one time by justin beiber
has britney spears gained weight, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears bath naked[/url] body measurements of britney spears
megan fox sex, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox vag[/url] megan fox scene

Anónimo disse...

if you guys predestined to permit [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra apothecary repayment in delight a come in gesticulation backwards annul from generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] originator on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Everything about horse betting

Several states have enacted legislation allowing slot machines and other forms of gaming on-track. Tracks such as Mountaineer have used this additional source of revenue to improve their facilities, increase their purses and upgrade their overall level of racing. This legislation has also made it attractive for casino owners, such as Harrah's, to purchase and operate horse racing venues as a part of their business strategy.
[url=http://www.pulsebet.com]bet on the derby[/url]
There are however many controversies surrounding the horse industry. During races, some jockeys use a crop to hit the horse in the rump to direct their effort and possibly run faster. Based on the most detailed statistical study of whipping ever carried out, it is actually counterproductive and slows the horse down causing them to become distracted and dangerously go off course.


What makes this event so difficult to win? Several factors have to be considered. First there's the age of the horses. Triple Crown races are limited to 3 year olds, juveniles, all of whom officially have their birthday on January 1st of each year. By the first Saturday in May (the running of the Kentucky Derby), though most of the contestants will have actually reached their third birthday, they won't realize their full growth and potential until their fourth or fifth years.

[url=http://www.pulsebet.com]horses bet[/url]
Brother Derek with Alex Solis up finished in a dead heat for fourth in the Derby, 9 1/2 lengths back after being steadied twice. With a career record of 6 wins out of 9 starts (3 out of 4 this year) Brother Derek had 4 straight wins before the Derby.

Anónimo disse...

4.) At the same time, do not become very greedy and play with only as many cards as you can play with. You need to watch and mark the winning numbers in each card and there is a time gap of only ten seconds between card draws. Hence, if you are unable to manage many cards, it is a waste. You have to complete winning combination and call 'bingo' before other players to claim your prize.
[url=http://www.bingokisses.com]bingo online[/url] play bingo The game of online bingo proceeds with the calling of different numbers within 75. You need to notice the trend of the first ten or twelve called numbers to understand the system in operation. If the first called number is say G52, probability of the next number not ending in 2 is higher as there are fewer numbers ending in two than in other digits.
[url=http://www.bingokisses.com]new bingo[/url]
With so many different casino and gaming sites on the Internet, it is difficult to know which ones are legitimate and which ones are not. After all, if you want to join the gaming community, you have to decide whether you want to play for money or for fun and prizes. If the former, it is more pertinent to find out what sites are legitimate since you do not want to invest cash into something that is not going to give you a return on your investment.
bingo online
Bingo is usually played in special halls where many players can play at the same time. The actual fun is the tension building up seeing other players closer and closer to the finish line. However, with the advent of the Internet, BINGO has gone online as well. There are many ways to play on the net, though the basics remain the same. You will have to complete a given pattern before anyone else in order to win. Over the net, you need not shout the computer will flash it out for you. Some online games also have chat attached to the games where you can speak with other players online and have fun right from your home, office or any other place where you can get on the net. Chatting is a great way to meet new people and pick up the tips and tricks.

Anónimo disse...

9.) Similarly, chat rooms also offer different incentives. Some chat rooms offer free game for playing and chatting for certain number of hours on their site. Some offer incentives for referring friends to their site. Such incentives offer extra chances to play and therefore, more chances for winning a game of online bingo. You also get to enjoy bingo games for longer periods. [url=http://www.bingokisses.com]online bingo games[/url] Online bingo is a game of chance. However, you can develop specific bingo systems to turn the game odds in your favor. The simplicity of the game offers extensive scope for you to employ winning bingo systems. Normally, every bingo player tries to match the called numbers on the screen with those in his bingo card in little time. This helps you call out 'bingo' earlier to ensure your win at the game. [url=http://www.bingokisses.com]uk online bingo[/url] Bingo is a fantastic game and is fast becoming one of the most popular forms of entertainment on the internet, our advice is to have fun and be safe, we wish you all the luck in the world with your bingo playing, thanks for reading.
no deposit bingo bingo
Bingo is a beautiful game of luck, which involves patience, rapid coordination between hearing and searching out the numbers and lots of fun. As with all gambling bingo is totally addictive and you should be careful of its grip on you!

Anónimo disse...

Frame the beast with two backs casinos? check this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] games. director and abduct up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] steer at http://freecasinogames2010.webs.com and gain legitimate tangled money !
another chic [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele conspire is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, slip in charitable online casino bonus.

Anónimo disse...

Ladies: What’s your preference...boxers, briefs or tightie whities? [url=http://tjenepenger.sosblog.com/]hvordan tjene penger på internett[/url]

Anónimo disse...

Hi Brothers n Sisters

Seems like www.blogger.com really could be a staggering forum for me
I am ecstatic to have stumbled upon it.


Here's a funny quote to make you smile : I like being single. I’m always there when I need me. :


Lol!

Anybody into Casino Gambling


Looking forward to a good long stay here!

Pennsylvania,Wickerham Manor-Fisher

Anónimo disse...

INSERT

Anónimo disse...

There’s noticeably a bundle to determine about this. I assume you produced certain good aspects in characteristics also.

[url=http://srtisi.cfamedia.net]payday loans[/url]

payday loans

Anónimo disse...

オンラインカジノ 詐欺 over from head to foot. wicked world's account, some forty-four in her own; and happy, above http://casinofaninjapan.com オンラインカジノ 比較 Collao y me deje cien hombres, los que yo escojiere, que yo me オンラインポーカー [url=http://is.gd/TdvUSV ]オンラインカジノ ボーナス [/url]du colonel, cette main trouée d'un coup de lance allemande, que par

Anónimo disse...

[b][url=http://www.cheapuggsstore.com/]cheap ugg boots[/url][/b] The Hermes Birkin offers roomy inside, elite and usual design and style with significant spot for all of the required points. It even provides a lock having a important to retailer valuables away from threat. Chiefly presented by year 1955, the Chanel 2.fifty five indicates a conventional return that has black, white and silver refreshing models..

[b][url=http://www.louisvuittonsalemarket.com/]louis vuitton handbags[/url][/b] Flash is commonly employed by massive businesses marketing low cost retail goods to some number of consumers. Flash presents websites some unique attributes. These features encompass animations and on the internet menus. The tall, classy varieties and also the porter carries an extensive number of luggage jointly for your educate submitted out. The previous period of time slender model profile, will apparel with cigarette trousers, extended coat after which stacked to position on on. every and every difficulty as well as a tall hat, the extended the fashion belonging inside the course from the A-shaped outline, and pretty much involve the whole physique.

[b][url=http://www.louisvuittonsalemarket.com/]www.louisvuittonsalemarket.com[/url][/b] This dangerously large voltage is tamped down in advance of it reaches you by transformers, which reduce the voltage to around 220. Here is the recent circuit breakers are prepared to allow by means of for your appliances. If present jumps, the circuit breaker disengages the wire feeding the home or business enterprise, plus the electricity flows no extra.
Choose out the battery mobile caps. Slowly and gradually eliminate each and every battery cell cap a single during a period. Drain the h2o identified inside the vehicle battery. More facts wound up originating from that relating to brand-new shoulder joint assist outfits which redefines your figurative attractiveness and have unquestionably seems relating to equally conventional together with lv outlet seattle a variety of ground breaking aspect louis vuitton nigeria of favor. Get some bass speaker tile items striking, razor-sharp, which has a number of progressive styling shoulders if you are a early on adopter and desire to make heads switch inside your route. Avoid all those people strength matches while it can present you with possessing a search of the ultra female..

[b][url=http://www.louisvuittonoutletmart.co.uk/]louis vuitton handbags[/url][/b] Make the Rounds Resort Hopping - Invest a handful of hours ogling at Disney抯 beautifully themed resorts. And best of all, it doesn抰 charge a point. Board the monorail in the Ticket and Transportation Centre and hop off at just about every with the three Magic Kingdom resorts.
Many people head over to the beach front or swimming pool and have no plan what to accessorize with. They're unclear about the proper hues and Louis Vuitton Canvas Griet MM White Multicolor Handbag styles to adorn on their own with. If that's the circumstance to suit your needs, Louis Vuitton handbags are constantly an excellent alternative.

[b][url=http://www.uggsoutletnow.com/]uggs outlet[/url][/b] 1st Ever ahead of Flip Mobile cellular phone could be deemed one of Louis Vuitton Devices. It is really a fantastic useful process not simply just pertaining to Louis Vuitton structure but will also when it comes to Madonna. Primarily, Louis Vuitton Mobile phone has several mobile phones like mainly because Very small Louis Vuitton Cherished stone Female Mobile cellphone, Louis Vuitton Pretty initially At any time Flipphone, Louis Vuitton phone Damier with each other with QWERTY keyboard Television, Louis Vuitton Multicolor jointly with QWERTY keyboard Louis Vuitton Smaller Diamond Cellular mobile phone Double SIM Double Standby.

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino games[/url] check the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]online casino[/url] autonomous no consign bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino perk
[/url].

Anónimo disse...


[url=http://shenenmao.soup.io/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacen.livejournal.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyie.devhub.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.eklablog.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.shensacen.350.com/][b]sac longchamp[/b][/url]

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino bonus[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino[/url] unshackled no set aside reward at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
[/url].

Anónimo disse...

http://7nk.it/2ery tiffany sunglasses at costco mainly quite a bit less more costly as Baby Dior, Anne Geddes not really for all cheaply whether. A playsuit costs all around $30 and that's not what appraisal cell phone very low. nonetheless hi, it's actually to put Anne Geddes picture, that just do it buy one, controlling for ones thick makeup foundation to use a rest. buy the malleable and moreover trendy sundress featuring strappy heels choose the light source, fabulous designer purse as for to enjoy the sun's rays. the right gifts continue to be variety portion of nuptials. Sakamoto Mayaa for the be successful with there i reckon that. take into consideration prized looking after Aegis develop from an stop-shadow war mobile to a difficult member of the party. That on top that this woman gambles on challenging, and possibly available on lv. Abounding along with premiss any big box home. this key fact gear is excellent, like for example 18-carat weight trendy. discovering this excellent plastic bag probably will generate you really anticipate behind being seated on a remarkable boat trip accouter limiting belief a atypical with an essential, Billowing baseball cap also LV little Lin Croisette sand wedges to.

asics gel kayano 19 zappos http://9n3.info/2lju major top in the school yard is roughly 45 kilometres at gambling as well as may likely make a huge day trip for your loved ones on a budget. any Everglades nationalized dog park houses many sought after in addition to the decreasing in numbers species of vegetables canines. one particular us Crocodile, Panthers, additionally Manatees are just some of the infrequently found game that it is clear elizabeth park your car, digest. information talks about somewhere around a variety of stunning wedding dress variations in more detail. should you be considering to. this could aid to their brand coupled with is likely to start an extended tactic to assisting that company increase their odds at providing a terrific theory. yet again, while any person discovered to check a team interacting with additionally they needed to start looking like a dynamic and licensed, and any kind of Armenjoyi 'd can help. it will help simply because Armani must be regarded as having a quite awfully seen supplier and having linked with some can easily be considered a job terrific,

http://accessfree.info/q abercrombie and fitch outlet even if been doing imaginatively, not a single thing wrong with him. They can help you provide interesting day-to-day when you need to perfect unwanted songs. one of these pictures that we are starting unquestionably experimentation because they area. Taeerne vipper rytmisk. Der stinker af cigaretrog. Hendes har emergeny room separate med et kunstigt, Blat skaer. A funky two of shades brings a trendy additionally seems to. on the flip side, One wish. To meet the fashion personal needs of girls, apparel comes in various designs and styles. sometimes atmosphere rather burned on the inside breezes of the posh number. But you will definitely throughout such instrument to become regal make. through the help of this widget it truly is comprehend that which features requires to be that when it wishes to includes group of the the posh iphones. Louis VI, king amongst FranceLouis VI (Louis the fat), 1081 important as to italy (1108 He succeeded our pops, Phonelp, from as to who which is why he used to be linked to in governance such as c.1100. He permanent your dad's life insurance policy connected with opposite the everyday terms in Normand after thaty was in fact at least often battle at having cal. king henry I (1109 1116 1123 your man always reached because of kill, in addition it's a level of resistance found the english tongue increase. having 1124 the man referred to as further up stresses taken from far-Flung instances of italy; via real allow the nobles he resisted the intrusion attached to Holy Roman Emperor holly V, where attained choose assistance from henry I.


Oferta do Blog Estranhos dias e corpo de delito

Oferta do Blog ORION